Medvedev: Turquia ameaça as relações entre OTAN e Rússia

© Sputnik / Alexander Astafyev / Acessar o banco de imagensPrimeiro-ministro russo Dmitry Medvedev
Primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev - Sputnik Brasil
Nos siga no
Dmitry Medvedev criticou a derrubada pela Turquia do avião Su-24 russo sobre o território sírio, a que chamou de "ato criminoso irresponsável".

"Isso mostra que Ancara está protegendo a organização terrorista Estado Islâmico (proibido na Rússia)", disse Medvedev. 

"A imprudência das ações criminosas das autoridades turcas em relação à derrubada do avião russo Su-24 levou a três consequências. A primeira é o perigoso agravamento das relações entre a Rússia e a OTAN, que não pode ser justificado por quaisquer interesses, incluindo a proteção das fronteiras do Estado", disse o primeiro-ministro russo. 

Piloto russo entra em um caça Su-24 na Síria - Sputnik Brasil
Piloto do Su-24 derrubado pela Turquia foi salvo pelo Exército sírio
Em segundo lugar, "as ações da Turquia, basicamente, deixaram claro que o país protege o Estado Islâmico. Isso não é surpreendente, considerando os relatos de que alguns altos funcionários turcos têm interesse no petróleo barato proveniente do Estado Islâmico", disse Dmitry Medvedev. 

"Em terceiro, o enfraquecimento das relações de amizade entre a Rússia e a Turquia, incluindo nas esferas econômicas e humanitárias. Esse dano será difícil de compensar, e as suas consequências imediatas poderão se transformar na suspensão de uma série de importantes projetos comuns e na perda de posições das empresas turcas no mercado russo", disse Medvedev. 

Na terça-feira (24) a Força Aérea da Turquia derrubou um caça russo Su-24 que alegadamente havia violado o espaço aéreo turco. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала