No decorrer da cerimônia de apresentação dos credenciais na quinta-feira (26) o presidente russo Vladimir Putin disse que há quem ganhe milhões e bilhões de dólares através do comércio ilegal de petróleo e pessoas com o Estado Islâmico.
"Espero que depois do atentado contra o avião russo e atentados em Paris o entendimento da necessidade do combate conjunto ao terror apareça", afirmou o presidente russo.
O presidente russo adicionou que a Rússia vai chegar ao acordo com todos os parceiros, incluindo no âmbito das negociações de Viena.
Falando da derrubada do avião russo Su-24 pela Turquia, Vladimir Putin disse que eram "golpes traiçoeiros e inexplicáveis nas costas por parte dos que nós tínhamos considerado um parceiro e aliado no combate ao terrorismo", acrescentando que as relações russo-turcas infelizmente chegaram a um impasse.
No entanto, Putin sublinhou que o incidente com o Su-24 contradiz o direito internacional:
"Por enquanto, não há afirmações adequadas por parte de Ancara, compensação do dano ou promessas de punir os culpados".
Abordando outros temas, o presidente disse que deverão ser realizados projetos conjuntos no campo das novas tecnologias com a Coreia do Norte e a Irlanda. Além disso, a Rússia contribuirá para o estabelicimento da paz no Oriente Médio e apoia a vontade dos palestinos de estabelecer paz na região.