Lembramos que nesta terça-feira (24) um avião russo foi derrubado por um míssil ar-ar enquanto realizava uma missão contra posições terroristas na Síria.
"Agora, cada um dos 24 bombardeiros será acompanhado por um caça", disse o jornal Kommersant na quinta-feira. Assim cada Su-24M e Su-34 irá efetuar tarefas militares acompanhado por um Su-27SM e Su-30SM.
Ancara alegou que derrubou o avião russo Su-24 porque ele violou o espaço aéreo turco. Entretanto o Ministério da Defesa da Federação da Rússia confirmou neste mesmo dia que "a análise dos dados de controle objetivo mostrou inequivocamente que não houve violações do espaço aéreo da Turquia”.
Um dos pilotos do caça derrubado foi morto a tiros enquanto descia de paraquedas, enquanto o copiloto foi resgatado e levado de volta à base aérea russa perto de Latakia. Ele informou que não houve avisos da parte turca antes do ataque
O presidente russo Vladimir Putin chamou o abate do avião de "golpe nas costas" por parte dos coniventes com o terrorismo.