Turquia não pedirá desculpas à Rússia por incidente do Su-24

© AP Photo / Rebecca BlackwellPresidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan
Presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, declarou que o país não irá se desculpar à Rússia pelo incidente do avião russo Su-24, abatido na última terça-feira (26).

Participantes do protesto após o abate do Su-24 empunham um cartaz em frente do edifício da embaixada da Turquia em Moscou, 25 de novembro de 2015 - Sputnik Brasil
‘Turquia deve dar passos para regularizar situação com Su-24’
“Eu acho que se alguém tem que se desculpar, não somos nós. Aqueles que invadiram nosso espaço aéreo é que devem pedir desculpas. Nossos pilotos e militares simplesmente cumpriram as suas obrigações, que consistiam em responder à violação ", disse Erdogan em entrevista ao canal CNN. 

Na última terça-feira (24), um caça russo Su-24 foi derrubado por um míssil turco no espaço aéreo sírio. O Ministério da Defesa sublinhou que, durante todo o voo, o avião se manteve sempre sobre o território da Síria. “Isto foi registrado por meios de controle objetivos", acrescentou o departamento militar. A Turquia, por sua vez, alega que o avião russo atravessou a fronteira e que os militares deram o aviso dez vezes. 

O piloto russo Oleg Peshkov morreu com a derrubada do avião. Já o piloto Konstantin Murakhtin foi salvo e se encontra na base militar russa na Síria. 

De acordo com o Ministério da Defesa, o piloto foi morto após ejetar e ser atacado em solo. Os meios de comunicação turcos publicaram que o avião caiu no território onde vivem turcomanos sírios.   

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала