Sem carvão, ucranianos temem falta de energia no inverno

© Sputnik / Alexander KryazhevExploração das minas está parada em boa parte do país porque mineiros estão em greve contra salários atrasados
Exploração das minas está parada em boa parte do país porque mineiros estão em greve contra salários atrasados - Sputnik Brasil
Nos siga no
As reservas de carvão da Ucrânia não são suficientes para o período do inverno, alertou hoje o primeiro-ministro ucraniano Arseniy Yatsenyuk, chamando atenção para a necessidade de o país adotar medidas de emergência para lidar com a situação.

Lugansk prevê que a Ucrânia irá congelar sem o carvão de Donbass - Sputnik Brasil
Lugansk prevê que a Ucrânia "irá congelar" sem o carvão de Donbass
"De acordo com meus dados, está claro que nós não temos reserva de carvão suficiente, como eu alertei há três meses. De forma a evitar blackouts como os do ano passado, e para passar pelo inverno com um sistema de energia estável no país, eu peço um plano de ação emergencial imediatamente", declarou Yatsenyuk.  

Nesta sexta-feira, o ministro ucraniano da Energia, Volodymyr Demchyshyn, acusou a Rússia de reduzir as remessas de carvão para o seu país em resposta à sabotagem que deixou a Crimeia sem eletricidade nos últimos dias. 

"As entregas de carvão dos territórios que escapam do nosso controle (Donbass) e da Rússia foram reduzidas", afirmou Demchyshyn, explicando que a medida seria uma punição por conta dos atentados realizados por grupos extremistas ucranianos, que cortaram as linhas de energia que ligavam a Ucrânia à Crimeia, deixando a península russa sem eletricidade.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала