O vice-almirante aposentado. Michael Connor, ex-comandante das forças de submarinos da Marinha dos os EUA, em uma audiência recente em Capitol Hill disse: "A arena submarina é o mais opaco de todos os domínios do luta de guerra. É mais fácil controlar um pequeno objeto no espaço do que é acompanhar um grande submarino, com poder de fogo tremendo sob a água. É por isso que os países com os meios técnicos para operar neste domínio estão perseguindo a capacidade avançada”, informou o site Defense News.
"Os dois países que apresentam o maior desafio sob os mares são a Rússia e a China, com a Rússia sendo o mais capaz dos dois", disse Connor.
O ex-comandante mencionou ainda que as melhorias devem ser feitas na resistência dos veículos, ampliando o conjunto de carga e chegando a um ponto onde qualquer submarino pode recuperar os dados de missão, se não o veículo.
"Precisamos fazer isso, mantendo o custo do veículo para baixo. O custo deve ser suficientemente baixo de modo que, enquanto nós sempre queiramos ter os veículos de volta, não será uma crise se não o fizermos. O valor está nos dados, não no veículo ", disse Connor a agência de notícias.