UE oferece 3 bilhões de euros à Turquia e considera sua adesão ao bloco

© AP Photo / Osman Orsal, FileBandeiras da União Europeia e da Turquia
Bandeiras da União Europeia e da Turquia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em meio ao aumento das tensões entre Rússia e Turquia, após a derrubada de um jato russo por um caça turco na Síria, Bruxelas e Ancara chegaram a um acordo neste domingo sobre um plano para acelerar as negociações de entrada da Turquia na União Europeia, em troca do apoio turco na contenção do fluxo de imigrantes sírios para a Europa.

Bruxelas, Arca do Triunfo - Sputnik Brasil
Reunião de cúpula da União Europeia e Turquia será realizada no domingo em Bruxelas
"Nós aceitamos relançar o processo de adesão da Turquia", declarou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em coletiva de imprensa, ao lado do premier turco, Ahmet Davutoglu, e do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

O projeto para a contenção da crise migratória inclui um pacote de ajuda no valor de 3 bilhões de euros para Ancara, que deverão ser investidos na construção de novas instalações para os refugiados, conforme explicou Davutoglu. 

"Nosso acordo estabelece um plano claro para restabelecer a ordem nas nossas fronteiras compartilhadas", disse o primeiro-ministro turco, dias depois de admitir ter dado pessoalmente a ordem para abater o avião russo que participava de ações contra militantes do Estado Islâmico na Síria. 

Segundo Jean-Claude Juncker, além dos acordos sobre migração e aceleração da adesão turca à UE, o bloco europeu também está considerando adotar um regime livre de vistos com a Turquia, que pode entrar em vigor já em meados do ano que vem. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала