"Somos forçados a interromper a nossa cooperação nesse quesito" – disse a porta-voz do Kremlin à imprensa.
Anteriormente, o ministro da Cultura da Rússia, Vladimir Medinsky, anunciou igualmente o cancelamento da realização dos anos da cultura e do turismo da Rússia e da Turquia, que estavam previstos para acontecer alternadamente nos dois países em 2017 e 2018.
A deterioração das relações entre Moscou e Ancara foi desencadeada pelo episódio da queda do avião militar russo Su-24, derrubado no início da semana passada pela Força Aérea Turca enquanto sobrevoava o território sírio. Ancara alega que a aeronave russa violou o espaço aéreo da Turquia e que a mesma só foi abatida após uma série de avisos prévios. Moscou, no entanto, garante ter provas objetivas de que durante todo o voo o avião se manteve estritamente sobre o território da Síria, e que nenhum aviso havia sido emitido pelas forças turcas antes do ataque.
O presidente russo Vladimir Putin chamou o trágico episódio, que terminou com a morte de um dos pilotos do avião russo, de "golpe nas costas", e disse que o mesmo trará consequências sérias para as relações entre Moscou e Ancara.