O incidente atingiu a estação de Bayrampaşa, deixando toda a região sem energia. De acordo com as autoridades turcas, o funcionamento da rede de metrô da cidade foi interrompido por alguns minutos, e a segurança foi reforçada.
Evacuan la estacion de Bayrampaşa tras explosión. #Istambul #Turkey v/ @RamiAlLolah pic.twitter.com/pTfTE3RXQp
— Lau (@shul_evolution) 1 dezembro 2015
Equipes de emergência foram enviadas ao local. Segundo a rede de televisão NTV, a explosão, que causou danos a uma série de veículos nas proximidades, deve ter sido provocada por uma bomba.
Security forces and ambulances on top metro bridge where reports claim IED was planted there #Istanbul #Turkey pic.twitter.com/q7iBRCFpdk
— Rami (@RamiAlLolah) 1 dezembro 2015
"A causa da explosão ainda é desconhecida, todas as versões estão sendo consideradas", declarou Vasip Şahin, governador da província de Istambul, citado pela TV Habertürk. Já o prefeito do distrito de Bayrampaşa, Atilla Aydiner, confirmou em entrevista à A Haber que o incidente teria sido provocado por uma bomba caseira.
Anteriormente, diversos órgãos de imprensa haviam reportado a morte de pelo menos uma pessoa na explosão. Mas essa informação não foi confirmada pelas autoridades da Turquia.