OTAN premia Erdogan com novas armas antiaéreas instaladas na Turquia

© AP Photo / Emrah GurelA United States Air Force cargo plane maneuvers on the runway after it landed at the Incirlik Air Base, on the outskirts of the city of Adana, southern Turkey, Friday, July 31, 2015
A United States Air Force cargo plane maneuvers on the runway after it landed at the Incirlik Air Base, on the outskirts of the city of Adana, southern Turkey, Friday, July 31, 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A OTAN planeja enviar mais aviões e armas de defesa antiaérea à Turquia apesar de Ancara ter usado os seus caças para abater o bombardeiro russo Su-24 que estava realizando missões antiterroristas na Síria.

S-400. - Sputnik Brasil
OTAN aumenta presença no Oriente Médio após Rússia implantar S-400 na Síria
Esta informação foi divulgada pela revista alemã Die Welt que alega fontes de alto nível na OTAN.

Os ministros do Exterior dos países-membros da OTAN encontram-se nesta terça e quarta-feira (dias 1 e 2) em Bruxelas onde discutirão as propostas, diz a edição alemã. A decisão será tomada dentro das duas semanas que vêm.

A Aliança tem planos de fornecer caças-interceptores equipados com radares AWACS (Sistema Aéreo de Alerta e Controle). A OTAN também pretende fortalecer os sistemas de mísseis antiaéreos da Turquia e melhorar o controle do tráfego aéreo.

O avião russo Su-24 foi abatido por um caça F-16 turco sobre o território sírio, tendo caído a quatro quilômetros da fronteira com a Turquia. O presidente russo, Vladimir Putin, chamou a derrubada do avião de um "golpe nas costas por cúmplices dos terroristas". Ancara declara que o SU-24 entrou no seu espaço aéreo. O Estado-Maior Geral da Federação da Rússia afirmou que o bombardeiro não tinha cruzado a fronteira com a Turquia, o que foi confirmado por dados da defesa antiaérea síria. Segundo os dados de uma fonte da Reuters na administração dos EUA, Washington tem todos os motivos para pensar que a aeronave foi abatida sobre a Síria, mas o Pentágono não confirmou esta informação oficialmente.

Wolfgang Schuessel, ex-chanceler da Áustria. - Sputnik Brasil
Ex-chanceler da Áustria culpa a Turquia por queda do caça russo na Síria
O piloto do Su-24, Oleg Peshkov, foi baleado a partir do solo durante a ejeção por militantes turcomenos no território por eles controlado. O copiloto salvo, Konstantin Murakhtin, disse a jornalistas que o Su-24 não cruzou a fronteira e que a tripulação não recebeu quaisquer avisos da parte de aviões turcos.

Na sequência do ataque a Rússia instalou o sistema de mísseis antiaéreos S-400 na sua base aérea de Hmeymim na província síria de Latakia. Também nesta segunda-feira (30) os caças-bombardeiros Su-34 que participam das missões das Forças Aeroespaciais da Rússia na Síria foram equipados com mísseis ar-ar de curto e médio alcance pela primeira vez para que possam defender-se de possíveis ataques no futuro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала