- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

OMS e OPAS emitem alerta mundial sobre o vírus Zika

© AFP 2023 / CHRISTOPHE SIMON / Acessar o banco de imagensSegundo Anvisa, o Brasil pode se tornar o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra a dengue
Segundo Anvisa, o Brasil pode se tornar o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra a dengue - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), emitiu alerta epidemiológico mundial, com recomendações aos seus Estados-Membros, para que estabeleçam medidas de diagnóstico e acompanhamento de casos do vírus Zika, publicou a Agência Brasil.

Campanha de combate à dengue - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Brasil lança campanha de combate à dengue em meio a risco de surto em quase 200 cidades
De acordo com o comunicado conjunto, em 1 de dezembro havia registros de casos do vírus Zika em nove Estados-Membros: Brasil, Chile (Ilha de Páscoa), Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Suriname e Venezuela.

O comunicado ressalta a situação do Brasil, onde 18 estados já confirmaram a circulação do vírus, e onde já se confirmou a relação entre o vírus Zika e casos de microcefalia. Até o dia 30 de novembro deste ano, 1.248 casos de microcefalia foram registrados em 14 estados brasileiros. Os dados mostram que houve um aumento de mais de vinte vezes em relação a anos anteriores.

Brasil tem 745,9 mil casos de dengue até 18 de abril, segundo ministério - Sputnik Brasil
Fiocruz cria bioinseticida para combater mosquito da dengue
A OPAS e a OMS também recomendam que os países reforcem a vigilância de síndromes neurológicas e anomalias congênitas e que fortaleçam o cuidado pré-natal às gestantes e aos recém-nascidos nas regiões onde o vírus está circulando.

Além disso, segundo a Agência Brasil, o documento destaca a importância de reduzir a presença do mosquito vetor, o aedes aegypt, através de estratégias de controle eficaz do mosquito e de comunicação pública, com campanhas nos veículos de comunicação.

A respeito do tratamento no caso de infecção por vírus Zika, o comunicado ressalta que não há vacina específica e que a orientação é no sentido de amenizar os sintomas com repouso e medicamentos para a diminuição da febre. Os pacientes devem ingerir muito líquido para evitar desidratação.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала