“Esperamos que a comunidade internacional reforce a cooperação para prevenir o financiamento de grupos terroristas. Também esperamos que o Conselho de Segurança da ONU tenha um papel construtivo em relação deste assunto”, disse Hua Chunying comentando as declarações da Rússia sobre que a Turquia compra petróleo aos terroristas.
Todavia, a representante oficial da chancelaria chinesa se absteve de falar diretamente sobre o assunto.
“A China está contra a ideia de presentar alguns confortos aos grupos terroristas. Pensamos que a cooperação na luta contra o financiamento dos terroristas deve ser realizado no âmbito do Conselho de Segurança da ONU”, acrescentou.
Hua Chunying declarou que a China compartilha a visão da Rússia em relação à coalizão antiterrorista.
“Presidente Putin também apelou a criar uma frente comum para lutar contra o terrorismo sob a tutela da ONU. A posição da China é coerente e clara. Estamos contra quaisquer formas do terrorismo, estamos contra padrões duplos neste assunto. Pensamos também que a comunidade internacional deve respeitar os princípios da ONU”, disse a diplomata chinesa.
Há que lembrar que na quarta-feira (3) o presidente russo Vladimir Putin discursou perante o parlamento russo e apresentou à comunidade internacional a proposta de criar uma frente antiterrorista.