Anteriormente, o Departamento de Estado dos EUA declarou que as fotos do Ministério da Defesa russo, que mostram centenas de caminhões com petróleo do grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico) são autênticas. Ao mesmo tempo, Washington afirmou que "não viu as passagem dos caminhões-tanque pela fronteira".
"Se isso não é suficiente para os nossos colegas americanos, aconselhamos que eles assistam a um vídeo de seus drones, por sinal, na fronteira sírio-turca e de regiões petrolíferas, controladas por terroristas, que aumentou em três vezes nos últimos anos", disse ele.
O porta-voz observou também que Moscou tem conhecimento de que a base aérea ‘Indjirlik’ na Turquia é constantemente usada pelos drones e aeronaves norte-americanas que operam nos territórios da Síria e do Iraque.
“Note-se que estes drones não alguns quaisquer planadores de madeira compensada, são modernos complexos uma inteligência de fibra ótica, permitindo fixar inclusive o número da arma deixada poltrona ao lado do motorista que atravessa a fronteira turca. Ainda tem a exploração do espaço, que, como afirmado repetidamente pelos nossos colegas, é capaz de observar tudo, mas no final das contas, novamente não sabem de nada