"Propõe-se ao Governo da França que reconheça o cancelamento das restrições econômicas impostas pela União Europeia e comece a rever a política de sanções contra a Rússia", diz o texto elaborado pelo legislador.
As medidas restritivas adotadas pela União Europeia contra Moscou "prejudicam os interesses econômicos da França", argumentou Mariani.
"Eu quero ver como França levanta sanções contra a Rússia", disse ele.
Em julho passado, Mariani viajou para a Crimeia junto com uma delegação de parlamentares franceses.
As relações entre a Rússia e a União Europeia ficaram mais tensas em 2014, quando Bruxelas se uniu a Washington para acusar Moscou de interferir na crise ucraniana – alegação sempre negada pelo Kremlin. Desde então, e especialmente desde a reintegração da Crimeia ao território russo – processo decidido em referendo popular, de acordo com o princípio de autodeterminação dos povos – o Ocidente impõe sanções econômicas antirrussas como medida punitiva.
Em resposta, a Rússia anunciou em agosto de 2014 um embargo de um ano à importação de produtos alimentícios originários de países europeus que haviam imposto sanções contra Moscou. A proibição também foi estendida por mais um ano.