Milhares de iraquianos protestam em Bagdá contra presença de tropas turcas

© REUTERS / Ahmed SaadMilhares de iraquianos protestam em Bagdá contra presença de tropas turcas Dezembro 12, 2015. REUTERS/Ahmed Saad
Milhares de iraquianos protestam em Bagdá contra presença de tropas turcas Dezembro 12, 2015. REUTERS/Ahmed Saad - Sputnik Brasil
Nos siga no
Milhares de manifestantes, a maioria membros de forças paramilitares xiitas do Iraque, se reuniram no centro de Bagdá no sábado (12), exigindo a retirada das tropas turcas do país, segundo o canal televisivo local Alsumaria.

A Turquia enviou tropas e tanques para uma base no norte do Iraque na semana passada, desencadeando uma disputa diplomática e a ira por parte de Bagdá.

Ancara insiste que deslocou forças para perto de Mosul a fim de proteger os instrutores militares que treinam soldados iraquianos na base, mas Bagdá exige a sua retirada imediata e levou a questão ao Conselho de Segurança da ONU.

John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA - Sputnik Brasil
Alto funcionário público dos EUA escarnece de repórteres fugindo às perguntas
O protesto de sábado em Bagdá foi iniciado por grupos paramilitares da Hashad al-Shaabi, ou Forças da Mobilização Popular, dominadas por milícias xiitas apoiadas pelo Irã.

"Como líder de uma brigada militar, não estou totalmente satisfeito com a ação do governo, e nós estamos aqui para dizer que a paciência do Iraque acabou", disse Ali Rubaie, o comandante de uma unidade estacionada ao oeste de Bagdá, disse a AFP no sábado.

A manifestação, composta principalmente por jovens em uniformes militares, foi muito bem organizada. Grandes colunas de manifestantes convergem para a Praça Tahrir, no centro de Bagdá.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала