Como o ano de 2015 chega ao fim, um popular site alemão decidiu descobrir quem os seus leitores consideram de confiança depois de tudo o que aconteceu no decorrer do ano. Parece que Angela Merkel perdeu a confiança dos cidadãos da Alemanha: eles atribuíram à chanceler o título vergonhoso de "Mentiroso do ano", com 39 por cento dos votos dos leitores.
No entanto, a plataforma sublinha que na votação participaram não apenas alemães que mas também pessoas de 40 países diferentes.
Cerca de 21 por cento dos inquiridos pensam que Barack Obama merece ser chamado de o maior mentiroso. Recep Tayyip Erdogan recebeu 18 por cento dos votos dos entrevistados. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, seguem na peugada dos "três fantásticos", com 8,05 por cento e 7,81 por cento, respetivamente.
Segundo a pesquisa, os alemães consideram o presidente russo, Vladimir Putin, o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras e o chefe de governo iraniano Hassan Rohani como políticos honestos.
O autor do artigo, resumindo os resultados da votação, observou que Angela Merkel foi nomeada "Pessoa do Ano" pela revista Time.