Por enquanto, o ERA-GLONASS, o sistema de socorro de emergência, funciona em 83 regiões da Rússia, ou seja, em todos com exceção da Crimeia e Sevastopol, onde o sistema será introduzido até o fim de 2015. Assim, o ERA-Glonass cobrirá todo o país em um mês.
O empresário destacou que atualmente está sendo finalizada a montagem do equipamento na Crimeia:
“Será instalado o sistema de orientação via satélite de alta precisão. De acordo com um programa separado, o transporte rodoviário foi dotado de sistemas Glonass. Em dezembro de 2015 dois centros de processamento de dados serão postos em funcionamento - em Sevastopol e Simferopol, que concentrarão toda a informação vinda dos veículos, que depois será analisada nos centros inter-regional e federal”.
Segundo Aleksandr Gurko, o sistema ERA-Glonass funciona em qualquer local onde exista, pelo menos, uma companhia telefônica:
“A transmissão do sinal se realiza através da rede celular. Se o carro se desloca em um território onde não há nenhuma empresa, é preciso instalar adicionalmente um modem de satélite – essa é uma opção adicional. No entanto, a maior quantidade de acidentes acontece em locais de grande aglomeração dos carros, lá a rede celular, em geral, funciona”, precisou o presidente da Glonass.
A ERA-Glonass é um sistema de resposta de emergência nacional. Informa automaticamente as forças de socorro caso haja um acidente ou outras situações de emergência. Segundo os criadores, o sistema visa diminuir a taxa de mortalidade nos transportes rodoviários.