Poroshenko se reúne com dirigentes da UE para discutir regime de isenção de vistos

© REUTERS / Andrew KravchenkoPyotr Poroshenko, presidente da Ucrânia, em reunião de gabinete em Kiev
Pyotr Poroshenko, presidente da Ucrânia, em reunião de gabinete em Kiev - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Ucrânia, Petr Poroshenko, fará uma visita a Bruxelas nos dias 16 e 17 de dezembro. De acordo com o Presidente, o tema principal das negociações será a questão de isenção de vistos entre Ucrânia e a União Europeia.

Outros assuntos, tais como permanência de sanções da UE contra a Rússia e colaboração da Ucrânia com a União Europeia nas reformas, também estão em pauta. Durante a visita Poroshenko irá se encontrar com o Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

A visita ocorrerá na véspera da divulgação do relatório final da Comissão Europeia sobre o cumprimento por parte da Ucrânia das condições necessárias para implementar o regime de isenção de visto.  Esse relatório deveria ter sido publicado antes da visita de Poroshenko, em 15 de dezembro, mas teve sua publicação adiada.

Presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko - Sputnik Brasil
Presidente da Ucrânia discutirá regime sem vistos com UE na segunda-feira
Além disso, a visita do presidente ucraniano precede a entrada em vigor da parte econômica do acordo ratificado, em outubro do ano passado, pelos Parlamentos da Ucrânia e da União Europeia. A parte política desse acordo já está vigente em regime provisório e a parte econômica entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2016.

Destino de regime de isenção de vistos

A Comissão Europeia já deveria ter divulgado o sexto e último relatório avaliando o progresso do Kiev na execução do plano de ações para liberalizar o regime de vistos. Porém, o relatório não foi publicado. Comentando sobre a mudança de data de divulgação do relatório, a Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, Federica Morgherini, explicou que o trabalho com os membros da comissão ainda continua, e o relatório sobre o progresso da implementação de isenção de vistos para cidadãos da Ucrânia e da Geórgia será publicado nos próximos dias. Informou Sputnik.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала