Outros assuntos, tais como permanência de sanções da UE contra a Rússia e colaboração da Ucrânia com a União Europeia nas reformas, também estão em pauta. Durante a visita Poroshenko irá se encontrar com o Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.
A visita ocorrerá na véspera da divulgação do relatório final da Comissão Europeia sobre o cumprimento por parte da Ucrânia das condições necessárias para implementar o regime de isenção de visto. Esse relatório deveria ter sido publicado antes da visita de Poroshenko, em 15 de dezembro, mas teve sua publicação adiada.
Destino de regime de isenção de vistos
A Comissão Europeia já deveria ter divulgado o sexto e último relatório avaliando o progresso do Kiev na execução do plano de ações para liberalizar o regime de vistos. Porém, o relatório não foi publicado. Comentando sobre a mudança de data de divulgação do relatório, a Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, Federica Morgherini, explicou que o trabalho com os membros da comissão ainda continua, e o relatório sobre o progresso da implementação de isenção de vistos para cidadãos da Ucrânia e da Geórgia será publicado nos próximos dias. Informou Sputnik.