Durante as conversas em Moscou entre Lavrov, Kerry e o presidente russo, Vladimir Putin, Kerry afirmou que os dois ppaíses podem trabalhar juntos para combater o terrorismo de forma eficaz.
Meeting with US Secretary of State John Kerry and Russian Foreign Minister Sergei Lavrov https://t.co/zRWvOR8iJf pic.twitter.com/JUD31jnoBN
— President of Russia (@KremlinRussia_E) December 15, 2015
Kerry também revelou que EUA e Rússia discutiram a troca de informações sobre as localizações de suas operações antiterrorismo.
"Hoje, nos concentramos não em nossas diferenças nem no que pode ser feito imediatamente em relação a Assad, mas nos concentramos no processo político, em um molde no qual o povo sírio possa decidir por conta própria o futuro de seu país", disse Kerry.
The handshake. #Putin #Kerry pic.twitter.com/GhCZXkZKZJ
— Ilya Petrenko (@ilpetrenko_rt) December 15, 2015
Lavrov também afirmou que as duas partes concordaram em que o Acordo de Viena seja apoiado por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU. Washington e Moscou concordaram nos próximos passos a serem tomados para coordenar de forma eficiente os esforços antiterror.
"Aprovamos acordos que foram alcançados pelos militares da Federação Russa e dos Estados Unidos, além de acordos que se aplicam à coalizão liderada pelos EUA, que trabalha contra o Daesh", afirmou Lavrov. "Em termos práticos, concordamos em outros passos que farão com que nossos trabalhos paralelos sejam mais coordenados e eficazes."