Respondendo à questão se tem conhecimento das ações militares da Rússia na Síria, 90% dos cidadãos britânicos responderam afirmativamente, dizendo estar bem informados sobre estas; o mesmo aconteceu com os cidadãos da Turquia e da Alemanha (87% em cada país). Nos EUA o número é também bastante alto – 74%, mas mesmo assim, é bastante grande o número de norte-americanos que dizem não saber nada sobre o assunto — 26%.
A maioria de alemães (63%), metade de britânicos (50%) e quase a terça parte dos norte-americanos (30%), que dizem estar a par das ações russas na Síria, opinam que as ações recentes da Turquia, que derrubou um avião russo, não são justificadas. Pelo contrário, 71% dos turcos apoiam tais ações do seu governo, que deu ordem de derrubar o avião.
A pesquisa foi realizada entre 2 e 8 de dezembro de 2015 e contou com a participação de 4.032 pessoas em quatro países – Reino Unido (1.067), EUA (1.005), Alemanha (1.005) e Turquia (1.006).
A amostra era representativa da população por idade, sexo e local de residência. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
O que é a Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus, Forsa e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e nos EUA sobre os temas sociais e políticos de maior atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões de rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais. As feeds de notícias da Sputnik aparecem 24 horas em inglês, árabe, espanhol e chinês.