Em Hama os aviões sírios apoiados pelos ataques aéreos russos alvejaram as posições do Daesh (também conhecido como “Estado Islâmico” na povoação estratégica de Qteisheh perto de al-Salamiyah. Supostamente os terroristas sofreram perdas significativas nestes raides aéreos.
Confrontos violentos entre as forças governamentais sírias e militantes tiveram lugar em Damasco, onde o exército e as Forças de Defesa nacionais assaltaram fortificações dos grupos militantes ao logo de uma das suas rotas principais de abastecimento no leste da província. As tropas sírias conseguiram tomar controle completo da rodovia, segundo fontes.
Além dos esforços antiterroristas do exército sírio vem a campanha aérea russa que iniciou em 30 de setembro, quando mais de 50 aviões de combate russos, inclusive Su-24M, Su-25 e Su-34 iniciaram ataques de alta precisão contra as posições do Daesh na Síria após pedido do presidente sírio, Bashar Assad.
#SYRIA For 24 hrs, Rus air group has performed 59 sorties engaging 212 terrorist objects https://t.co/bwZBPakDow pic.twitter.com/gLG5Kgi7a1
— Минобороны России (@mod_russia) 16 декабря 2015