De acordo com especialistas do WIFO, não apenas as sanções em si, mas também uma deterioração geral nas relações comerciais bilaterais entre a Rússia e a Áustria, levaram a uma diminuição acentuada das exportações.
"De janeiro a setembro de 2015, as exportações austríacas para a Rússia, cumulativamente, diminuíram 39,1% em comparação com o mesmo período do ano passado", disse um representante do WIFO ao DWN.
Entre outros fatores que levaram a um declínio acentuado nas exportações austríacas estão a recessão econômica na Rússia, bem como a diminuição dos preços do petróleo, juntamente com a desvalorização do rublo.
Um estudo do WIFO também constatou que, em longo prazo, o efeito negativo das sanções sobre a economia austríaca pode aumentar.
"As sanções sempre afetam as economias em ambos os lados", disse um representante do instituto austríaco. "De uma perspectiva econômica, a sua retirada é sempre uma medida bem-vinda".
No entanto, a decisão da EU de renovar as sanções contra Moscou indica que os fatores políticos que levaram à sua introdução ainda não estão resolvidos.