Rússia, Índia e China são uma força que pode influenciar desenvolvimento global

© AFP 2023 / POOL / WU HONGChanceleres russo, chinês e indiano: Sergei Lavrov, Wang Yi, Sushma Swaraj depois da reunião de 2 de fevereiro de 2015
Chanceleres russo, chinês e indiano: Sergei Lavrov, Wang Yi, Sushma Swaraj depois da reunião de 2 de fevereiro de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A cooperação entre Moscou, Nova Deli e Pequim pode exercer influência sobre o desenvolvimento global, disse à Sputnik, o secretário nacional do Partido Comunista da Índia, Sri D Raja.

“A Índia, Rússia e China significam uma grande força para influenciar a direção do desenvolvimento global”, disse Raja.

Helicóptero Ka-226 - Sputnik Brasil
Índia pode comprar armas russas no valor de 7 bilhões de dólares
Segundo Raja, a Rússia tem desempenhado um papel positivo nos assuntos asiáticos.

“Mesmo em relação à Ásia do Sul, a Rússia tem um papel a exercer”, disse Raja.

Moscou, Pequim e Nova Deli cooperam no âmbito do BRICS, o bloco económico que inclui o Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul.

A Rússia e a China também são membros da Organização de Cooperação de Xangai (SCO na sigla em inglês), bloco político e económico regional. A Índia apresentou a sua aplicação para se juntar à organização em Julho, mas oficialmente se tornará membro da SCO quando completar todos os procedimentos necessários.

Sistema de defesa antiaérea S-400 - Sputnik Brasil
Índia aprova compra de sistemas S-400 russos
O membro parlamentar também declarou que Moscou e Nova Deli devem cooperar para resolver os assuntos globais, inclusive os conflitos no Afeganistão, na Síria e o entre Israel e Palestina.

“Há muitas áreas onde ambos os países precisam de trabalhar em conjunto, mesmo no que se refere ao assunto do Afeganistão e ao assunto da Síria. Mesmo sobre o assunto da Palestina, a Índia e a Rússia podem desempenhar um papel ativo, um papel positivo”, disse Raja.

Segundo Raja, a Índia e a Rússia têm uma das melhores relações entre os países do mundo.

Porta-aviões Almirante Kuznetsov, da Marinha russa - Sputnik Brasil
Marinhas de Rússia e Índia treinarão defesa aérea conjunta
Raja apresentou a sua visão poucos dias antes da visita a Moscou do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, marcada para 24-25 de dezembro. Segundo Raja, a visita de Modi ajudará a melhorar ainda mais as relações bilaterais entre os países.

Desde os anos 1960, a Rússia e a Índia têm relações estratégicas mutualmente benéficas, especialmente na áreas de defesa e cooperação militar. A Rússia está entre os principais fornecedores de armas à Índia. Segundo as estimativas do Serviço Federal russo de Cooperação Técnico-Militar, as exportações de armas para a Índia atingiram 4,7 bilhões de dólares em 2014.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала