“A Índia, Rússia e China significam uma grande força para influenciar a direção do desenvolvimento global”, disse Raja.
“Mesmo em relação à Ásia do Sul, a Rússia tem um papel a exercer”, disse Raja.
Moscou, Pequim e Nova Deli cooperam no âmbito do BRICS, o bloco económico que inclui o Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul.
A Rússia e a China também são membros da Organização de Cooperação de Xangai (SCO na sigla em inglês), bloco político e económico regional. A Índia apresentou a sua aplicação para se juntar à organização em Julho, mas oficialmente se tornará membro da SCO quando completar todos os procedimentos necessários.
“Há muitas áreas onde ambos os países precisam de trabalhar em conjunto, mesmo no que se refere ao assunto do Afeganistão e ao assunto da Síria. Mesmo sobre o assunto da Palestina, a Índia e a Rússia podem desempenhar um papel ativo, um papel positivo”, disse Raja.
Segundo Raja, a Índia e a Rússia têm uma das melhores relações entre os países do mundo.
Desde os anos 1960, a Rússia e a Índia têm relações estratégicas mutualmente benéficas, especialmente na áreas de defesa e cooperação militar. A Rússia está entre os principais fornecedores de armas à Índia. Segundo as estimativas do Serviço Federal russo de Cooperação Técnico-Militar, as exportações de armas para a Índia atingiram 4,7 bilhões de dólares em 2014.