“Faremos tudo da nossa parte para completar o plano de reequipar as Forças Armadas do Quirguistão de forma a que consigam se opor às ameaças que surgem [na direção afegã]”, disse Shoigu durante a reunião com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Quirguistão, coronel Zhanybek Kaparov, na quarta-feira (23) em Moscou.
Shoigu sublinhou que a Rússia tem tomado todas as medidas, como seja “o fornecimento de armas e equipamentos militares, o reforço da base russa e do grupo de aviação, o treinamento de especialistas das Forças Armadas do Quirguistão em institutos militares da Rússia”. O ministro da Defesa russo afirmou que espera que tudo isto contribua para fazer frente às ameaças que existem hoje.
Segundo as avaliações de Shoigu, estas “ameaças são reais”. “Vemo-las, penso que vocês também”, disse Shoigu na conversa com Kaparov.
Os colegas quirguizes, disse Shoigu, têm certamente conhecimento, tal como o Ministério da Defesa russo, que no Afeganistão, além de grupos terroristas já existentes, está emergindo um grande número de novas unidades do Daesh. O seu objetivo é receber lucro ilícito para continuar as suas atividades.
O ministro da Defesa russo disse que, em conjunto, a Rússia e o Quirguistão conseguirão criar um sistema de proteção do país destas ameaças.