As fontes do Canal Rural apontam que a associação dos produtores de soja já apresentou ao Ministério da Agricultura um estudo preliminar em que calcula as possíveis perdas de sojicultores do Brasil causados pelos subsídios do governo dos EUA a seus produtores.
A ministra Kátia Abreu manifestou-se em favor de abertura de um painel na OMC se a informação no relatório for comprovada. Lembramos que ainda nos meados de outubro deste ano a ministra Abreu mostrou-se preocupada e criticou a lei agrícola norte-americana, a Farm Bill, que garante subsídios elevados aos produtores norte-americanos de soja, o que, segundo informou a ministra, poderá trazer prejuízos de US$ 1,1 bilhão os produtores brasileiros e não exclui implicar “algum mecanismo junto à OMC para proteger os produtores do Brasil”.
É de lembrar que durante a última cúpula do G20 que teve lugar entre 15 e 16 de novembro o Brasil tentou propor que os países-membros do Grupo não elevem subsídios agrícolas, mas a proposta encontrou resistência da União Europeia.