Jaish al-Islam é um grupo militante que anteriormente proclamou uma aliança com a célula da al-Qaeda na Síria, isto é a Frente al-Nusra. Os dois grupos coordenam as suas ações de combate no território sírio. O Jaish al-Islam é responsável de fogo de morteiros contra bairros residenciais de Damasco. O líder do grupo, Zahran Alloush, foi considerado como um dos líderes islamistas mais proeminentes na Síria.
Zahran Alloush led the powerful rebel Jaysh al-Islam group. Called for ethnic cleansing of Shias, pan-#Syria jihad. pic.twitter.com/9tUs05GxK4
— Murad Gazdiev (@MuradoRT) 25 декабря 2015
A Síria está em estado de guerra civil desde 2011. O governo do país luta contra um número de fações de oposição e contra grupos islamistas radicais como o Daesh (também conhecido como “Estado Islâmico”) e a Frente al-Nusra.
Além dos esforços antiterroristas do exército sírio vem a campanha aérea russa que iniciou em 30 de setembro quando mais de 50 aviões de combate russos, inclusive Su-24M, Su-25 e Su-34 iniciaram ataques de alta precisão contra as posições do Daesh na Síria após pedido do presidente sírio, Bashar Assad.