A Estação Aérea da Unidade Naval de Futenma é considerada como uma das bases militares mais perigosas do mundo porque fica perto de área residencial e ameaça a saúde da população. Segundo o acordo bilateral de 2006, foi decidido deslocar a base para Henoko, que fica na cidade costeira de Nago. Para deslocá-la para Henoko é necessário aumentar a largura da faixa litoral em cerca de 160 hectares. A população está contra este passo devido ao possível dano causado aos recifes de coral. Além disso, o deslocamento da base no território de uma prefeitura, na opinião da população local, não diminui o problema de bases militares norte-americanas. O problema é que a prefeitura de Okinawa ocupa somente 0,6% do território japonês mas hospede cerca de 74% de território de todos os bases militares dos EUA que ficam no Japão.
O governo, por seu turno, também exigiu em tribunal que anulasse a decisão de retirar licença para os trabalhos de construção porque o governador da prefeitura se recusou a fazer isso.
Segundo Onaga, a economia da prefeitura não depende da presença da base militar. Mais de metade dos militares norte-americanos instalados no Japão estão em Okinawa. A província foi controlada pelos EUA entre 1945 e 1972. A base militar norte-americana em Okinawa ocupa cerca de 10% do território na província e 18% da ilha de Okinawa.