EUA elogiam Rússia por retirada de 11 toneladas de urânio do Irã

© AFP 2023 / TIMOTHY A. CLARY Foreign Minister of Russia Sergey Lavrov (L) and US Secretary of State John Kerry shake hands
Foreign Minister of Russia Sergey Lavrov (L) and US Secretary of State John Kerry shake hands - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou que a Rússia exerceu um papel vital ao conseguir a retirada de cerca de 11 toneladas de urânio pouco enriquecido do Irã nesta segunda-feira, cumprindo o acordo nuclear com o grupo P5+1.

Casa Branca de Washington - Sputnik Brasil
Casa Branca: urânio enriquecido do Irã ser enviado para Rússia não é uma preocupação
"Um dos passos mais significativos rumo ao cumprimento dos acordos ocorreu hoje, quando um navio deixou o Irã rumo à Rússia contendo mais de 11 toneladas de urânio enriquecido", afirmou Kerry nesta segunda-feira. "A Rússia executou um papel vital ao retirar esse material do Irã e fornecer urânio natural em troca."

O carregamento incluía todo material iraniano enriquecido em até 20% que não em forma de placas de combustível fabricadas para o Reator de Pesquisa de Teerã, segundo informa a declaração de Kerry.

"A remoção de todo esse material enriquecido do Irã é um passo significativo rumo ao país cumprir seu compromisso de não ter mais do que 300 quilos de urânio enriquecido no Dia de Implementação "do acordo), disse Kerry.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала