As forças iraquianas levantaram a bandeira do país no telhado do complexo do governo na cidade de Ramadi, disse o porta-voz do exército, Yahya Rasool, segundo a televisão local.
"Sim, a cidade de Ramadi foi libertada. As forças iraquianas de combate ao terrorismo ergueram a bandeira iraquiana no complexo do governo em Anbar", disse o porta-voz militar, citado pela Reuters.
Rasul Abdallah adicionou que as Forças Armadas iraquianas podem fazer avanços contra o Daesh na província de Ninawa, após libertar a província de Anbar.
"As forças de segurança controlam agora todas as ruas. Não há resistência por parte do Daesh", disse Ibrahim al-Fahdawi, um oficial de segurança da província de Anbar, citado pela AFP.
Depois de retomar a cidade, as forças iraquianas desativaram as bombas nas ruas de Ramadi.
Os sapadores são confrontados com a tarefa de "limpar" a cidade onde os militantes plantaram milhares de bombas.
Os iraquianos foram às ruas de várias cidades para comemorar na noite de domingo e as autoridades felicitaram as forças iraquianas pela sua maior vitória desde que o Daesh ocupou grandes partes do país no ano passado.
Na semana passada, as forças armadas iraquianas iniciaram uma operação para libertar o centro de Ramadi, que estava ocupada pela organização terrorista Daesh, também conhecida como Estado Islâmico, desde maio. De acordo com a inteligência iraquiana, cerca de 250 a 300 jihadistas estavam segurando os bairros centrais da cidade.