“Na véspera do Natal passado, eu e Wolfgang Gerke iniciarmos um pequeno evento de caridade para um hospital infantil em Gorlovka… Ficamos admirados pela ressonância da nossa campanha de captação de recursos”, disse Hunko, acrescentando que já até fevereiro de 2015 os dois membros do Bundestag conseguiram coletar mais de 30 mil euros (cerca de 130 mil reais) que foram imediatamente enviados a Donbass.
Hunko acrescentou que todos os fundos da vaquinha foram usados para comprar remédios e equipamento medical para hospitais infantis em Donbass.
Em novembro ambos os parlamentares encontraram-se com a administração dos hospitais aos quais eles enviaram dinheiro.
Quando partes de fundos foram enviados a Donbass em novembro, os legisladores alemães enfrentaram críticas do governo em Kiev que ficou indignado com a atividade de Hunko e Gerke.
Inicialmente eles tentaram enviar a ajuda humanitária através de Kiev, mas tiveram que mudar o trajeto e entrar em Donbass através da Rússia após a recusa de cooperar por parte das autoridades ucranianas.
A região de Donbass, situada no leste ucraniano, foi severamente afetada pela operação especial militar da Ucrânia lançada em Donetsk e Lugansk em abril de 2014. A operação veio em resposta da renúncia da população local de reconhecer o novo governo do país que chegou ao poder na sequência de acontecimentos que muitos chamaram de golpe de Estado.