A Turquia começou a construção de um novo navio anfíbio de assalto chamado TGC Anatolia, informou o jornal turco Milliyet.
O navio está sendo construído no estaleiro Desef, em Istambul, e será o navio de guerra mais bem equipado da Marinha turca quando sua construção estiver encerrada. A previsão é de que a embarcação seja entregue em 2021. O nome, TCG Anadolu, ou Anatolia em inglês, é o nome da maior região da Turquia.
https://t.co/cAxPOjm3oa en çok okunan 3. haber: Donanma’nın amiral gemisi TCG Anadolu yolda https://t.co/PMbUOp8vXY pic.twitter.com/Gscd1WRQyh
— Kokpit.aero (@kokpitaero) January 4, 2016
Kokpit.aero publicou uma ilustração do novo navio.
Segundo relatos, o navio terá 225 metros de comprimento e 32 de largura, pesando 28 mil toneladas quando estiver totalmente equipado. A embarcação conseguirá transportar oito helicópteros de combate, um batalhão de infantaria de 700 oficiais e 1.400 tripulantes.
O Anatolia também terá uma pista inclinada em 12 graus para aviões e helicópteros de combate. A reportagem do Milliyet informa que o caça furtivo F-35 Lightning II e o Bell Boeing V-22 estão entre as aeronaves militares que podem decolar da pista em missões das forças armadas turcas.
“O caça F-35B de quinta geração e oito helicópteros podem ser levados ao Egeu, ao Mar Negro e ao Mediterrâneo e até aos Oceanos Índico e Atlântico se necessário”, diz o texto do Milliyet.