"Penso que (…) falar sobre outros países de forma depreciativa é a outra face da tentativa de provar a própria exclusividade [dos EUA]. Me parece ser uma postura errada" – declarou Putin em entrevista ao jornal alemão Bild respondendo à pergunta sobre declarações do presidente dos EUA Barack Obama sobre a Rússia como uma potência regional.
"Se falarmos na Rússia como uma potência regional, então primeiro devemos definir sobre que região estamos falando. É preciso olhar o mapa e dizer: que parte é essa – a europeia? Ou, se pensarmos no Alasca e na China, seria a parte oriental, onde temos Japão e EUA como vizinhos? Seria essa a parte asiática? Ou é, digamos, a parte sul? Ou podemos olhar para o norte. Na verdade, no norte nós fazemos fronteira com o Canadá através do Oceano Ártico. Ou então é sobre o sul? Onde? Sobre qual região estamos falando?"– destacou Putin.
"Essa é a sua opinião, da mesma forma como conheço a sua opinião de que a nação norte-americana, os EUA, são exclusivos. Eu não concordo com nenhuma dessas duas posições.