"Fizemos tudo errado desde os primeiros passos, nós não superamos a divisão da Europa. 25 anos atrás caiu o muro de Berlin, mas a cisão da Europa não foi superada, muros invisíveis foram simplesmente transferidos para o Oriente. Isso abriu caminho para futuras recriminações, incompreensões e crises" – disse Putin.
O presidente russo lembrou que após a queda do Muro de Berlin alguns políticos alemães diziam que a OTAN não iria se expandir em direção ao Oriente.
Putin reconheceu ainda que considera um erro o fato de a Rússia não ter declarado os seus interesses nacionais no decorrer dos últimos 25 anos.
"Nós não declaramos sobre os nossos interesses nacionais, enquanto deveríamos ter feito isso desde o começo. Quem sabe assim o mundo fosse mais equilibrado" – disse Putin.
"Se a nossa posição não agrada a alguém, nos declarar a cada vez como inimigos não será a melhor solução. Quem sabe, às vezes, não seria melhor ouvir, repensar de forma crítica, concordar em partes e buscar soluções comuns? Foi exatamente o que eu disse em Nova York durante o 70º aniversário da formação da ONU" — explicou Putin.