"Cerca de 70% dos norte-americanos acreditam que a nação está seguindo um rumo errado. A única esperança sustentada por eles é a conseguir sobreviver até o ano que vem sem uma grande catástrofe econômica ou um novo ataque terrorista. (…) Nunca antes a nossa nação esteve tão devastada quanto agora, por causa de uma pessoa que não desconhece o compromisso e que a cada nova ação contraria o Congresso e a Constituição" – destaca o autor do artigo.
No entanto, os fracasso de Obama na política externa e no âmbito da segurança nacional merecem uma atenção especial – o presidente norte-americano declarou que "os EUA são a maior potência do planeta". Mas a Coreia do Norte, que acaba de testar uma bomba de hidrogênio (além de outros dois testes nucleares realizados durante a administração de Obama), a participação da Rússia no conflito sírio, o Daesh (Estado Islâmico) e os atos terroristas de Paris, bem como a explosão em Istambul desta semana – tudo isso coloca as declarações de Obama sob questão.
O observador do The Boston Herald destacou que algumas palavras do líder norte-americano merecem uma atenção especial por estarem especialmente distantes da realidade – como as declaração sobre o Daesh ameaçar a existência dos EUA.
"O mundo em que vive Obama é um lugar mágico. E ele ainda se pergunta o porquê de as pessoas estarem insatisfeitas e serem tão céticas" – escreve o autor do artigo.