"Devemos estar preparados para qualquer desenrolar da situação, (…), mas isso não significa que devemos fazer alterações bruscas no momento" – disse Putin durante encontro com membros do gabinete dos ministros.
O líder russo chamou a atenção para fato de a situação nos mercados estar mudando.
"Sei que o governo já inciou a análise desse trabalho, mas quero chamar a sua atenção para o fato de esta ser uma questão extremamente importante. Nós devemos estar preparados para qualquer desenrolar da situação nos mercados de commodities, nos mercados de ações, acompanhar tudo isso de forma muito atenta e dispor de cenários de desenvolvimento da economia russa para qualquer situação" – disse o presidente.
Nas palavras do líder russo, apesar das flutuações nos mercados externos, as autoridades russas conseguiram se comportar "de forma extremamente ponderada e profissional". "Isso, inclusive, pode ser comprovado por um défice orçamental do que o esperado – 2,6% do PIB" – disse Putin, destacando ser este um bom indicador macroeconômico do ponto de vista de equilíbrio das finanças e do orçamento.
O presidente pediu ainda para que o governo reagisse de forma ponderada, profissional e oportuna aos problemas que poderão surgir nas economias mundial e da Rússia em 2016.
Os preços do petróleo no mercado global, em que o orçamento da Rússia é fortemente dependente, vêm despencando desde o início de 2015 e atualmente oscilam em torno de US$ 35 por barril, um terço dos valores observados em 2014.