A porta-voz oficial do ministério russo das Relações Exteriores, Maria Zakharova, confirmou a informação sobre a prisão de Suleymenov na Turquia, dizendo que o mesmo já vinha sendo procurado na Rússia por acusações de envolvimento no grupo terrorista Daesh.
"Após termos recebido a informação adicional de quem eram esses russos [presos], muita coisa ficou clara, em particular, o porquê de eles terem recusado se encontrar com autoridades russas. Acontece que, segundo informação das autoridades da Turquia, entre os presos figura Aydar Suleymanov, nascido em 1984. Gostaria de dizer que em 10 de agosto de 2015 o ministério do Interior do Tartaristão [república russa] apresentou uma acusação contra ele por conta de seu envolvimento nas atividades do grupo Estado Islâmico, proibido na Rússia, bem como no recrutamento de terroristas para esta organização" – disse Zakharova.
A prisão dos três russos se deu no âmbito da investigação do atentado terrorista ocorrido na terça-feira (12) em Istambul, que provocou a morte de 10 pessoas e deixou outras 15 feridas. O jornal turco Hurriyet informou que no momento da prisão documentos e CDs foram apreendidos junto aos suspeitos.