“Estamos felizes que o mercado russo está aberto para a nossa produção e podemos começar a enviar os navios com grande quantidade de frutas e legumes para a Rússia”, disse à Sputnik Munzir Gerbek, o oficial agrícola em Latakia.
Mirza Rejep, o representante oficial pelas exportações de frutas e legumes de Latakia, disse que 60 toneladas de limões e laranjas têm sido enviadas para a Rússia desde novembro e ainda mais serão enviadas neste ano.
Segundo as estimativas preliminares, 34 mil toneladas de cítricos serão fornecidas para a Rússia todos os meses.
Os agricultores locais, que praticamente não foram afetados pela guerra, continuam a trabalhar fazendo todos os esforços e produzindo 2,5 mil toneladas de frutas e legumes por dia, a maior parte dos quais vende-se no mercado local.
“Cerca de um milhão de toneladas de cítricos foram produzidos em Latakia em 2015 o que representa 50% de todos os limões e laranjas cultivados no país”, sublinhou Munzir Gerbek.
O presidente da Câmara de Indústria síria, Fares Chehabi, afirmou na terça-feira (13) que outros produtos sírios, inclusive têxteis, também serão exportados para a Rússia.