Limões da Síria vão à Rússia em vez dos turcos

© AFP 2023 / ANWAR AMROHomem escolha limões no mercado na rua al-Mustaqim em Damasco, Síria
Homem escolha limões no mercado na rua al-Mustaqim em Damasco, Síria - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Síria começou a fornecer cítricos para a Rússia. A primeira remessa de limões e laranjas já foi enviada para Novorossiysk do porto de Latakia e em breve chegará à Rússia.

Primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev - Sputnik Brasil
Primeiro-ministro da Rússia assina decreto regulamentando sanções à Turquia
Mais cedo as autoridades sírias em Damasco disseram que o país está prestes a exportar mais de 700 toneladas de cítricos para a Rússia para compensar a falta causada pelas sanções russas contra a Turquia.

“Estamos felizes que o mercado russo está aberto para a nossa produção e podemos começar a enviar os navios com grande quantidade de frutas e legumes para a Rússia”, disse à Sputnik Munzir Gerbek, o oficial agrícola em Latakia.

Mirza Rejep, o representante oficial pelas exportações de frutas e legumes de Latakia, disse que 60 toneladas de limões e laranjas têm sido enviadas para a Rússia desde novembro e ainda mais serão enviadas neste ano.

Segundo as estimativas preliminares, 34 mil toneladas de cítricos serão fornecidas para a Rússia todos os meses.

Mercado de frutas em Rostov no Don - Sputnik Brasil
Irã aumenta presença no mercado russo após sanções de Moscou contra a Turquia
Duas cidades portuárias sírias, Latakia e Tartus, produziram a maior parte do consumo de cítricos do país antes de a guerra civil na Síria ter iniciado em 2011.

Os agricultores locais, que praticamente não foram afetados pela guerra, continuam a trabalhar fazendo todos os esforços e produzindo 2,5 mil toneladas de frutas e legumes por dia, a maior parte dos quais vende-se no mercado local.

“Cerca de um milhão de toneladas de cítricos foram produzidos em Latakia em 2015 o que representa 50% de todos os limões e laranjas cultivados no país”, sublinhou Munzir Gerbek.

O presidente da Câmara de Indústria síria, Fares Chehabi, afirmou na terça-feira (13) que outros produtos sírios, inclusive têxteis, também serão exportados para a Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала