‘Acordo nuclear é uma vitória do poder da diplomacia’

© AFP 2023 / ATTA KENAREPresidente iraniano, Hassan Rouhani, chega à conferência de imprensa, Teerã, Irã, 17 de janeiro de 2016
Presidente iraniano, Hassan Rouhani, chega à conferência de imprensa, Teerã, Irã, 17 de janeiro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
No domingo o presidente do Irã, Hassan Rouhani, saudou a completa implementação do acordo nuclear entre Teerã e o grupo 5+1.

“Hoje é um dia de vitória do povo iraniano no palco político”, afirmou Rouhani no seu discurso, transmitido pela televisão nacional. “Hoje é claro que o nosso país possui um grande poder, o poder diplomático”.

Wu Hailong, Laurent Fabius, Frank-Walter Steinmeier, Federica Mogherini, Javad Zarif, Alexey Karpov, Philip Hammond e John Kerry - Sputnik Brasil
EUA e União Europeia revogam sanções contra o Irã
No sábado à noite (16), a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) anunciou que o Irã cumpriu na totalidade os termos do Plano Universal de Ação.

A confirmação levou ao levantamento imediato das sanções da ONU e UE, bem como das sanções parciais norte-americanas.

“Depois de 12 anos de tenacidade e resistência, bem como de paciência e sacrifício…estamos no momento decisivo”, disse Rouhani elogiando a capacidade de Teerã de equilibrar os interesses nacionais e a segurança internacional “cooperando com o mundo”.

O presidente afirmou que agora o programa nuclear iraniano é “um plano de cooperação científica, tecnológica, económica e empresarial”.

Espera-se que, com a implementação do acordo nuclear, ativos iranianos no valor de cerca de 100 bilhões de dólares sejam descongelados.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала