Uma flor de zinnia está florescendo no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional, disse o astronauta da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), Scott Kelly, na sua página no Twitter no sábado.
Os experimentos começaram um ano atrás e, em agosto de 2015, a equipa conseguiu pela primeira vez cultivar e colher alfaces.
Os legumes foram cultivados com o uso do sistema Veggie, instalado na estação em maio de 2015.
First ever flower grown in space makes its debut! #SpaceFlower #zinnia #YearInSpace pic.twitter.com/2uGYvwtLKr
— Scott Kelly (@StationCDRKelly) 16 января 2016
O sistema é equipado com luzes LED vermelha, azul e verde para estimular o crescimento de plantas em condições de imponderabilidade e ausência de luz visível.
Apesar de que as flores de zinnia não são comestíveis, a equipa da EEI escolheu esta flor para entender melhor o processo de cultivo de plantas no espaço, conforme disse o gestor do programa da NASA, Trent Smith, do Centro Espacial Kennedy na Florida.
“O cultivo de plantas de zinnia ajudará a avançar o nosso conhecimento de como as flores e as plantas comestíveis que frutificam, como o tomate, devem ser cultivadas e consumidas no espaço com o uso do sistema Veggie, um jardim em órbita”, disse Smith.