Ogivas nucleares podem salvar a Terra de asteroides

© East News / Photoshot/REPORTERImagem dum asteroide de pedra e gelo criada por um artista
Imagem dum asteroide de pedra e gelo criada por um artista - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cientistas russos acreditam que armas nucleares são atualmente a melhor opção para lidar com asteroides gigantes que ameaçam a Terra.

Flor de zinnia que está florescendo na Estação Espacial Internacional - Sputnik Brasil
Primeira flor desabrocha no espaço
Um time de cientistas russos foi contratado por um programa financiado pela União Europeia chamado NEOShield para desenvolver uma maneira de usar armas nucleares para proteger o planeta de asteroides, segundo infirma reportagem do Telegraph.

De acordo com um comunicado distribuído à imprensa pelo Instituto de Pesquisa Científica Central para Construção de Máquinas — parte da agência especial Roscosmos especializada no desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais, mísseis de defesa aérea e unidades de propulsão —, o NEOShield deu a  times de cientistas de vários países a tarefa de desenvolver medidas antiasteroides eficientes. Segundo o Telegraph, “o trabalho de desviar objetos espaciais perigosos com explosões nucleares foi conduzido pela Rússia” entre 2012 e 2015.

Apesar de os tratados espaciais em vigor proibirem o uso de componentes nucleares no espaço, cientistas acreditam que se algum corpo celestial sem rumo passar a representar uma ameaça clara para a Terra, tais restrições seriam revogadas.

Segundo os pesquisadores, a maneira mais eficiente e segura de lidar com objetos potencialmente perigosos próximos à Terra (chamados de NEO, na sigla em inglês) seria interceptá-los no espaço e alterar seu curso com o uso de uma explosão nuclear em vez de tentar destruir o objeto completamente.

Como parte do programa espacial federal 2016-2015, a Rússia também pretende estabelecer um centro nacional dedicado a rastrear objetos potencialmente perigosos em curso de colisão com a Terra, com quatro satélites de observação constantemente varrendo o espaço em busca de ameaças.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала