Segundo as informações divulgadas recentemente, as Tropas de Apoio Estratégico são um novo ramo das Forças Armadas sem análogos no mundo.
O especialista militar russo Vasily Kashin deu a sua avaliação às funções que as Tropas do Apoio Estratégico poderão vir a ter.
Na opinião do especialista, por um lado, tais tropas são únicas e o fato de que incluem tudo que diz respeito à inteligência e confrontação na área de informação faz muito sentido. Por outro lado, tal estrutura das tropas apresenta algumas dificuldades. O problema é que os órgãos centralizados na mesma estrutura são muito diversos, têm diferentes métodos de trabalho. É possível que no futuro tal estrutura leve à competição entre diferentes serviços.
O fato de que a nova estrutura será responsável pelas operações especiais significa que o Exército de Libertação Popular terá uma oportunidade de realizar operações especiais em escala global porque terá serviços de inteligência espacial, radioeletrônica e especial. Tal nível de integração e centralização não foi até agora atingido em nenhum país, incluindo os EUA.
Entretanto, realizar uma reforma de tal envergadura não é tarefa fácil. As autoridades chinesas terão de levar a cabo muitos esforços para atingir o objetivo pretendido.