Ausência russa na APCE não significa rompimento de laços com conselho da Europa

© Sputnik / Vladimir Fedorenko / Acessar o banco de imagensPlenary meeting of the winter session of the Parliamentary Assembly Council of Europe
Plenary meeting of the winter session of the Parliamentary Assembly Council of Europe - Sputnik Brasil
Nos siga no
A não participação da Rússia nos trabalhos da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) não significa necessariamente cessação de contatos com a instituição, disse hoje (20) o presidente do Comitê de Relações Exteriores da Duma de Estado, Aleksei Pushkov.

In April, PACE suspended Russia's voting rights over its reunification with Crimea. To protest the expulsion, Russia’s delegation walked out of the assembly’s spring session. - Sputnik Brasil
Delegação russa não vai à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa
Nesta segunda-feira (18) o presidente do Comitê Parlamentar russo para os Assuntos da CEI, Leonid Slutsky, informou que a delegação russa tomou a decisão de não participar da sessão de inverno da APCE. Esta informação foi confirmada pelo porta-voz da Duma, Sergei Naryshkin. No dia seguinte (19) a presidente da APCE Anne Brasseur anunciou que a delegação russa não poderia participar de qualquer trabalho da APCE em 2016 porque não apresentou todos os documentos necessários. 

“A não participação no [trabalho da] APCE neste ano… não significa a cessação dos nossos contatos com o Conselho da Europa”, disse Pushkov a jornalistas.

A Rússia continua sendo representada no Comitê dos Ministros do Conselho da Europa no nível de embaixadores e a missão russa em Estrasburgo também continua funcionando, sublinhou ele.

“Tenho a certeza que o ministro do Exterior da Rússia tomará parte em atividades relevantes do Conselho da Europa como o fez em 2015”, acrescentou o parlamentar.

Primeiro-ministro sérvio Alexander Vucic deu entrevista exclusiva à Sputnik, redação da Sputnik Srbija, Belgrado, Sérvia, 25 de dezembro de 2015 - Sputnik Brasil
Primeiro-ministro sérvio: Rússia é a esperança de toda a Europa
Além disso, segundo Pushkov, Moscou também está pronta a continuar o seu trabalho com o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

“Referimo-nos somente à suspensão do nosso trabalho na APCE devido ao fato de a Assembleia não estar pronta a levantar as sanções contra a delegação russa”.

No fim de janeiro 2015 a APCE, por causa da situação na Ucrânia, aprovou uma resolução na qual privou a delegação russa do direito de voto, direito de participação na atividade dos órgãos instituintes e no monitoramento das eleições nos vários países. Em resposta, a delegação russa abandonou a Assembleia até o fim de 2015.

Anteriormente, o deputado Vasily Likhachev, membro da delegação da Rússia na Assembleia, manifestou que o formato de participação da delegação russa na sessão da APCE em janeiro estava sendo elaborado e que a decisão seria tomada na sequência de consultas com a Duma de Estado, Conselho da Federação [câmara alta do parlamento russo], da chancelaria e Conselho de Segurança.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала