“A não participação no [trabalho da] APCE neste ano… não significa a cessação dos nossos contatos com o Conselho da Europa”, disse Pushkov a jornalistas.
A Rússia continua sendo representada no Comitê dos Ministros do Conselho da Europa no nível de embaixadores e a missão russa em Estrasburgo também continua funcionando, sublinhou ele.
“Tenho a certeza que o ministro do Exterior da Rússia tomará parte em atividades relevantes do Conselho da Europa como o fez em 2015”, acrescentou o parlamentar.
“Referimo-nos somente à suspensão do nosso trabalho na APCE devido ao fato de a Assembleia não estar pronta a levantar as sanções contra a delegação russa”.
No fim de janeiro 2015 a APCE, por causa da situação na Ucrânia, aprovou uma resolução na qual privou a delegação russa do direito de voto, direito de participação na atividade dos órgãos instituintes e no monitoramento das eleições nos vários países. Em resposta, a delegação russa abandonou a Assembleia até o fim de 2015.
Anteriormente, o deputado Vasily Likhachev, membro da delegação da Rússia na Assembleia, manifestou que o formato de participação da delegação russa na sessão da APCE em janeiro estava sendo elaborado e que a decisão seria tomada na sequência de consultas com a Duma de Estado, Conselho da Federação [câmara alta do parlamento russo], da chancelaria e Conselho de Segurança.