- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Especialista iraniano divulga direções de desenvolvimento do comércio entre Brasil e Irã

© AP Photo / Presidência do IrãO chanceler brasileiro, Mauro Vieira (esquerda), fala com o presidente iraniano, Hassan Rohani (direita) com a ajuda de intérprete em Teerã durante visita oficial em 13 de setembro
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira (esquerda), fala com o presidente iraniano, Hassan Rohani (direita) com a ajuda de intérprete em Teerã durante visita oficial em 13 de setembro - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cientista político iraniano e ex-diretor-geral da proeminente agência de notícias MehrNews, Reza Moghaddasi, apresentou em uma entrevista à Sputnik a sua visão sobre as perspectivas do comércio bilateral entre o Irã e o Brasil:

“O Brasil é um dos parceiros econômicos mais importantes do Irã na América Latina. Quando as sanções estavam em vigor, as relações comerciais entre os nossos países não viviam o melhor período, mas agora na nova etapa já foi programada uma dinâmica positiva”.  

Mauro Vieira (esquerda) e Javad Zarif (direita) durante a visita do chanceler brasileiro ao Irã em 13 de setembro - Sputnik Brasil
Fim do embargo ao Irã abre novas possibilidades de negócio com o Brasil
Lembramos que segundo as projeções divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil, a suspensão do embargo comercial imposto ao Irã pelos Estados Unidos e a União Europeia pode triplicar a balança comercial entre o Irã e o Brasil nos próximos cinco anos.

Além disso, o especialista explicou em que áreas o comércio entre os dois países tem maior sucesso:

“Segundo a estatística, o intercâmbio comercial entre os nossos países atinge cerca de 1,6 bilhões de dólares por ano. Este índice ainda é favorável ao Brasil, de onde o Irã importa carne, açúcar, milho e alguns grãos. O Irã, por sua vez, fornece tapetes, produtos de petroquímica e outros; o Irã faz ênfase especial em fortalecimento do comércio com o Brasil na área do setor agrícola e de produtos alimentícios. Além disso, as empresas iranianas da indústria alimentar têm interesse em investimentos na área de produção de bens halal no Brasil”

Além disso, o especialista tocou a questão do arrendamento de terras por empresas iranianas no Brasil:

“O nosso ministro da Agricultura levantou a questão da possibilidade de produção de várias culturas agrícolas pelo Irã em plantações no Brasil, na base de acordos de arrendamento duradouro de terras”.

Presidente do Irã, Hassan Rouhani, na abertura do Fórum de Países Exportadores de Gás, em Teerã - Sputnik Brasil
Irã: travar negociações com EUA é ‘perda de tempo’
Todas estas questões foram discutidas durante o encontro privado do presidente do Irã Hassan Rouhani com a sua homóloga brasileira Dilma Rousseff durante a última reunião da Assembleia Geral da ONU, sublinhou Moghaddasi. 

Segundo explicou o cientista político, o Brasil junto com a Rússia, Índia, China e África do Sul faz parte do grupo dos BRICS, grupo que representa interesse especial para o Irã em termos de cooperação comercial. As áreas que podem tornar-se prioritárias na colaboração com o Brasil são a energia (prospeção e exploração de poços petrolíferos), assim como exportação de turbinas a gás  e gás liquefeito iraniano para o Brasil, bem como a indústria aeronáutica, que pode incluir a produção conjunta de aviões:

“Recentemente o senhor ministro da Indústria, Minas e Comércio do Irã disse que o país planeja discutir as questões da cooperação com o Brasil na área da indústria aeronáutica e transporte marítimo. O Brasil tem uma experiência muito rica, que o Irã deseja utilizar e, por outro lado, também pretende fixar-se no mercado do Brasil. O Irã, como um dos grandes jogadores regionais, e o Brasil, como um dos países fortes da América Latina, se veem de maneira orgânica como parceiros estratégicos não só na área económico-comercial, mas também podem desenvolver relações em outras direções estrategicamente importantes”.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала