Rússia é cotada como segunda maior potência militar do mundo

© Sputnik / Vitaliy BelousovAviação russa
Aviação russa - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia foi cotada em segundo lugar num ranking mundial das maiores forças militares do planeta, criado pela agência norte-americana U.S. News and World Report e apresentado nesta quarta-feira (20) durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.

A primeira posição foi conferida aos EUA, cujos gastos militares, segundo o relatório, são avaliados em 3,5% do PIB do país. A publicação destaca que a Rússia gasta 4,5% de seu PIB com o setor militar. A terceira posição ficou com a China, com gastos militares avaliados em 2,1% do PIB.

Caça norte-americano F-15C - Sputnik Brasil
‘Não somos russos’: EUA gastam mais e fazem menos
A relação é fechada por Alemanha e Grã-Bretanha, em 4 e 5 lugares respectivamente.

A lista foi criada em cooperação com a empresa norte-americana BAV Consulting e a Universidade da Pensilvânia. A informação é baseada em uma pesquisa sociológica promovida em 36 países.

Em novembro de 2015 o presidente russo Vladimir Putin chegou a declarar que a Rússia não está entrando em uma nova corrida armamentista, mas simplesmente recuperando o seu atraso dos anos 1990 e 2000.

Bomba nuclear B61 - Sputnik Brasil
Pentágono usa 'ameaça russa' como desculpa para gastos exorbitantes
Na mesma época o líder russo disse que o país tomará medidas de resposta para fortalecer o potencial das suas forças nucleares estratégicas e construirá a sua própria rede de defesa antimíssil em resposta aos planos dos EUA de criar defesas antimísseis globais.

Em discurso recente durante um fórum de Defesa na Califórnia, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, ressaltou que o Pentágono está atualizando e melhorando seus planos operacionais e modernizando o arsenal nuclear do país para "conter a agressão russa".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала