A economia russa mostra uma notável estabilidade e o país praticamente não tem com se preocupar, não obstante a economia mundial estar em dificuldades e os preços do petróleo permanecerem baixos, escreve o analista Matthias Siller, do banco Barins, em uma entrevista ao jornal alemão Finanz und Wirtschaft.
Segundo Siller, a Rússia tem razão para continuar serena. Primeiramente, não existe ameaça de insolvência do país. Com todas as divergências políticas com o Ocidente e as medidas contra a Rússia, o país provou que a sua economia é praticamente insubmergível.
O analista notou também que o papel importante que o Banco Central russo desempenha na contínua estabilidade da economia russa. Este em 2014 tomou a decisão de não interferir no mercado cambial e não regular o rublo. Ao mesmo tempo, a instituição financeira russa continua tomando medidas para garantir a liquidez dos bancos e a sua consolidação, permitindo assim que o sistema financeiro continue flexível.
Ele frisou também que a Rússia continua mantendo o saldo da balança comercial positivo, mesmo em uma altura em que os preços de petróleo são tão baixos.