Por que razão a Rússia compra tanto ouro?

Nos siga no
Os preços do ouro subiram em janeiro em meio à crescente volatilidade nos mercados e aos novos riscos geopolíticos. Poderia o novo aumento dos preços salvar as finanças da Rússia, que alegadamente estão cada vez mais baseadas em ouro?

Rublo russo - Sputnik Brasil
Ministério das Finanças da Rússia: rublo não viverá novos abalos em 2016
Os depósitos de ouro, bem como os preços, cresceram em valores recorde, de acordo com os dados da Bloomberg, já que as ações e commodities primeiro caíram e, em seguida, subiram em janeiro, em meio à crescente instabilidade na economia da China e várias crises do Oriente Médio. Os depósitos do metal precioso na Rússia mantiveram-se constantes em relação ao dólar, enquanto cresciam muito em termos de volume, criando especulações na imprensa financeira sobre as verdadeiras intenções da Rússia.

Os depósitos de ouro tinham caído em meio a choques anteriores de 2015, como os ataques terroristas de Paris, em antecipação a um aumento da taxa pela Reserva Federal dos Estados Unidos. Nestas condições, bancos como o Citigroup aumentam as previsões do preço do ouro em 10 por cento.

O ouro poderá realmente salvar a Rússia?

O Banco Central da Rússia gastou $7.53 bilhões em ouro ao longo de 2015, em comparação com $6.69 bilhões do ano anterior. O número corresponde a um quarto do ouro oficialmente comprado em todo o mundo no primeiro semestre de 2015, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro. Em termos de tonelagem, as compras de ouro da Rússia cresceram em 20 por cento em comparação com os primeiros semestres de 2014 e 2015.

As ações do Banco Central da Rússia atraíram a atenção da mídia, que as relacionou com uma salvaguarda contra as sanções ou uma forma de "guerra econômica".

Na própria Rússia, ironicamente, as teorias de conspiração relacionadas com o ouro nunca ganharam terreno porque eles acreditam que o seu Banco Central está secretamente controlado pelo FMI e por um "Governo Mundial".

Os observadores financeiros na Rússia notaram que o aumento da compra de ouro pode ter sido em parte devido à pressão no Banco Central por fabricantes de ouro russos.

Em geral, a política do Banco Central parece ter sido a de manter seus depósitos de ouro em aproximadamente $ 50 bilhões, enquanto o preço cai. No entanto, embora seja uma garantia para o Banco Central, o aumento do preço do ouro, até para o seu pico de 2011, significaria um ganho de cerca de $ 37 bilhões para as reservas da Rússia, ou 10,2 por cento, que não é suficiente para cobrir o défice orçamental russo de $ 38,6 bilhões definido para 2016.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала