BRICS assinam na Rússia primeira declaração no setor de trabalho

© Photohost dos BRICS / Acessar o banco de imagensBRICS
BRICS - Sputnik Brasil
Nos siga no
A cidade russa de Ufa sediou nesta terça-feira (26) a cerimônia de assinatura da Declaração de Ministros do Trabalho e Emprego dos BRICS. A aprovação deste importante documento internacional concluiu uma reunião de dois dias entre ministros da Rússia, Índia, China, África do Sul e do Brasil.

A declaração comprovou o reconhecimento da grande importância do diálogo social e de acordos coletivos, bem como da importante contribuição de parceiros sociais no desenvolvimento e realização de políticas na área de trabalho e emprego.

O documento destacou igualmente que a criação de empregos de qualidade com base na implementação de novas tecnologias e aumento da produtividade, o desenvolvimento de competências e a proteção social são os três principais componentes necessários para garantir um mercado de trabalho inclusivo e proporcionar novas oportunidades de uma vida digna para grupos vulneráveis.

Bandeiras países BRICS - Sputnik Brasil
Opinião: iniciativa dos BRICS no setor de trabalho é um projeto complexo e de longo prazo
Os ministros declararam o seu empenhos em alcançar um maior equilíbrio entre esses elementos, baseando-se em abordagens políticas integradas e interativas, troca de experiência, desenvolvimento de cooperação entre as partes interessadas e criação de um ambiente propício para negócios e parcerias entre os setores público e privado.

Além disso, os representantes dos cinco países consolidaram suas intenções em continuar reforçando sua cooperação com organizações internacionais como Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Banco Mundial para a resolução de questões relativas ao emprego.

Logo dos BRICS na cúpula em Ufá - Sputnik Brasil
'União dos BRICS em busca de novas oportunidades de trabalho terá resultado a longo prazo'
Um importante papel na declaração foi dado à formalização do mercado de trabalho. Os ministros tomaram a responsabilidade e seguir as recomendações da OIT para solucionar problemas ligados a atividades ilegais, empregos informais e direitos trabalhistas. Nesse sentido, os ministros reconheceram como um dos principais êxitos da declaração a possibilidade de trocar informações entre os países membros do grupo BRICS.

Vale destacar que este foi o primeiro encontro de ministros do trabalho e emprego já realizado pelos BRICS. A reunião foi igualmente marcante por ter sido o último evento com a Rússia ocupando a presidência do grupo. À assinatura da declaração seguiu a cerimônia de transferência da presidência dos BRICS para a Índia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала