Em 2015 os EUA aprovaram versões atualizadas das suas Estratégia Militar Nacional e Estratégia de Segurança Nacional. Na sequência destes fatos, em 31 de dezembro, Moscou aprovou uma versão revisada da Estratégia de Segurança Nacional da Rússia para 2016, que estabeleceu as prioridades nacionais do país na área da segurança até 2020.
"Os objetivos das Forças Armadas da Rússia para garantir a segurança nacional e a defesa do país em circunstâncias agravas estão listados na nova doutrina militar russa de 2014, mas todos nós entendemos que, com a aprovação da Estratégia de Segurança Nacional, tembém iremos atualizar em breve a doutrina militar da Rússia" – disse Chvarkov.
No final do ano passado, o diretor geral do Centro de Avaliações e Prognósticos Estratégicos, Sergei Grinyaev, revelou em entrevista à Sputnik que uma das principais características da doutrina militar da Rússia é o seu caráter predominantemente defensivo, que não prevê a instalação de contingentes militares em outros países.
Outra importante diretriz assinalada na doutrina militar da Rússia em dezembro de 2014, foi a prioridade de proteger interesses nacionais russos no Ártico, que teria grandes reservas de petróleo e gás.