A OPEP, nesta terça-feira, declarou pretender formar uma aliança com a Rússia e outros países produtores de petróleo. O objetivo desse eventual pacto seria a diminuição da produção de petróleo para segurar a queda dos preços do produto, informou The Telegraph.
“Foi muito educado propor à Rússia, o maior produtor, uma redução da exploração. Porém, assim que ela fizer isso, o Iraque, a Arábia Saudita e o Irã vão pular sobre o seu nicho”, disse Moore. Segundo ele, a recomendação seria não se apressar, já que há expectativas de recuperação do equilíbrio entre a demanda e a oferta de petróleo, pois as fontes de energia menos rentáveis, como carvão ou fontes alternativas, mesmo antes da crise sobreviviam de subsídios.
O aumento do preço do petróleo foi estimulado pela declaração de Amin Nasser, presidente da Saudi Aramco. Segundo ele, os preços do petróleo aumentarão no fim de 2016, pois as companhias de risco deixarão o mercado de carbono. Segundo Nasser, em breve a demanda também deve aumentar em 1,2 milhões de barria por dia.