"A região está passando por momentos difíceis. Há, eu diria, certas divisões entre os países da região, incluindo a Arábia Saudita, com sua minoria xiita bastante ativa. Outro país é o Iêmen, ou mesmo o Bahrein, pequeno geograficamente, mas muito importante, onde três quartos da população é xiita, enquanto o governo é sunita. Se alguém estiver interessado em esforços de mediação, a Rússia está sempre preparada para ajudar", disse Chizhov durante um evento sobre a participação russa no Oriente Médio.
Arábia Saudita, Bahrein e Iêmen têm enfrentado grandes tensões entre suas populações xiitas e sunitas desde o início da Primavera Árabe, em 2011, causando grande preocupação não apenas para os países da região, mas para toda a comunidade internacional.
A Rússia, por sua vez, tem demonstrado grande capacidade em liderar os esforços de paz na região, se colocando como grande protagonista na luta internacional contra o terrorismo na Síria, abalada por uma guerra civil há quase cinco anos, com grupos extremistas sunitas tentando derrubar o governo através de confrontos armados.